quinta-feira , 19 setembro 2019

PED 2019 : Em PE processo ocorreu em 109 municípios

No domingo, 08/09, das 9h às 17h, filiados e filiadas da militância petista foram às urnas, em todo País, para votarem no Processo de Eleições Internas (PED) do PT, no 7° Congresso do partido. Esta etapa foi responsável pela eleição dos presidentes dos diretórios municipais e zonais, a composição dos diretórios municipais e zonais, além de delegações aos Congressos Estaduais e ao Congresso Nacional do PT – Lula Livre. No estado, o processo ocorreu em 109 municípios. Os nomes das lideranças eleitas serão divulgados em breve no site.

O partido deu início em julho, a seu processo congressual interno. Desde então, debates de chapas, discussão de suas respectivas teses, seminários e muita movimentação nas bases marcaram os primeiros meses deste processo. Domingo também foi  um importante momento de luta, quando mais pessoas poderão ter acesso ao abaixo-assinado pela liberdade de Lula.

As variadas propostas das diversas chapas municipais estão conectadas às teses das seis chapas estaduais que, por sua vez, apoiam diferentes candidaturas nacionais do PT, representadas por 9 chapas.

As chapas estaduais do PT Pernambuco são :

400 – Resistência Socialista: desafios do Partido e da Esquerda no século XXI Marcos Lothar – Presente
410  – Diálogo e Ação Petista, Avante Ao socialismo.
430 -Força Militante – Lula Livre
450 – Resistir e Lutar Com Lula Livre
480 –Unidade na Luta por Lula Livre
490 – Frente Ampla – Lula Livre

Em relação à renovação do quadro dirigentes estaduais, dias 19 e 20 de outubro, o Congresso Estadual, já com a delegação eleita, tratará da renovação destas direções.

E, em novembro, nos dias 22, 23 e 24, em São Paulo,  o 7° Congresso Nacional, que elegerá o quadro de dirigentes nacionais, debaterá, a seguinte pauta:

  1. a) A luta por um mundo sem exclusão, sem fome, sem desigualdade e sem guerras. A Política Internacional do PT;
  2. b) A alternativa democrática e popular para o Brasil. Programa, Estratégia, tática e alianças e
    c) A organização do PT como partido socialista democrático e de massas. Funcionamento Interno.