sexta-feira , 21 setembro 2018

Comitês

Primeiro Comitê Quilombola do Brasil em defesa de Lula é lançado em Serra Talhada

A Comunidade Quilombola Catolé dos Índios Pretos, do município de Serra Talhada, no sertão pernambucano, lançou no último sábado, 17, o Comitê Quilombola em Defesa dos Direitos Quilombolas, da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato. Na ocasião, a Secretaria de Combate ao Racismo do PT Pernambuco realizou uma roda de diálogo sobre o Golpe Parlamentar, Jurídico e Midiático. Na atividade, foram debatidos os ataques à democracia e a ameaça aos direitos quilombolas, além da perseguição dos golpistas ao ex-presidente Lula.

O núcleo sertanejo é o primeiro Comitê Quilombola do Brasil e sua realização ocorreu graças à iniciativa da comunidade local , conforme explica uma das lideranças do lugar. “Essa iniciativa partiu da comunidade que tem a certeza da honestidade de Lula e quer votar nele para presidente porque ele foi o melhor para o povo negro e pobre do Brasil”, afirmou Adalberto Barros, presidente da Associação do Quilombo Catolé e coordenador do Comitê. A liderança disse ainda esperar que “outras comunidades possam fazer o mesmo pelo nosso eterno presidente [Lula]”.

O Secretário de Combate ao Racismo do PT, Igor Prazeres, afirmou que a proposta deixou todos muito animados. ”Ficamos muito felizes com essa iniciativa, esperamos que outras comunidades no Brasil possam fazer o mesmo reconhecendo a importância do presidente Lula e suas políticas públicas para as comunidades tradicionais de Matriz Africana, somando forças para que juntos possamos defender os nossos  direitos, poder votar no Lula e salvar a democracia desse país” declarou.