sábado , 22 setembro 2018

Mulheres na política

Projeto Elas por Elas lança candidatas do PT Pernambuco

 
O lançamento coletivo vai acorrer na próxima quinta-feira (30), às 18h, na sede do partido
 
O Projeto Elas por Elas, iniciativa promovida pela Secretaria Nacional de Mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT) em parceria com as secretarias estaduais, vai realizar o lançamento coletivo das candidaturas femininas no estado de Pernambuco. O evento irá ocorrer na próxima quinta-feira (30), a partir das 18h horas, na sede do PT estadual (Rua Gouvêia de Barros, 124, Santo Amaro, Recife). Na ocasião, além de fazer um balanço das atividades realizadas pelo projeto, o Elas por Elas irá apresentar as candidatas: 4 a deputadas federais e 9 a deputadas estaduais. 
 
Em um cenário político ainda pouco representativo de lideranças mulheres, há, porém, importantes avanços a serem celebrados, como a cota mínima de 30% de candidaturas estabelecida pela justiça eleitoral. O PT, um partido que sempre esteve na vanguarda representativa, com todos os seus espaços de decisão respeitando a paridade de gênero, mostra sua força e seu compromisso com a igualdade ao criar o Elas por Elas, um importante instrumento político de dar visibilidade e condições políticas e econômicas às candidatas. O lançamento, além do sentido de celebração, pretende apresentar os perfis e plataformas dessas mulheres e publicizar a diversidade de nossas candidatas.
As 13 candidatas do PT representam demandas e segmentos sociais que necessitam ainda mais de representação: as mulheres negras, as mulheres lésbicas, as mulheres jovens, as trabalhadoras rurais – são exemplos do compromisso partidário com a necessidade de representatividade nos espaços de poder. 
 A secretária estadual de mulheres do PT, Suely Oliveira, enumera algumas importantes iniciativas do Elas por Elas para com as candidatas: “O projeto teve a oportunidade de trabalhar em seus planejamentos de campanha, conversar sobre os seus orçamentos e as questões da nova legislação eleitoral de forma coletiva e plural no curso de formação realizado antes mesmo de começar a jornada eleitoral”. E acrescenta que “tudo isso evidencia o caráter de representatividade que estamos buscando junto àquelas companheiras que no legislativo terão a nossa estrela no peito”. 
 
Na ocasião do lançamento, haverá ainda a entrega do Diagnóstico sobre a Situação da Mulher em Pernambuco, um estudo feito pelo PT em parceria com a Fundação Perseu Abramo que trata de pontos centrais dos movimentos de mulheres e feministas do estado, como os direitos sexuais e reprodutivos; igualdade racial; e violência doméstica e sexual. A secretaria estadual de cultura também irá entregar um documento que mapeia a situação da cultura em Pernambuco.
 
O lançamento coletivo das candidaturas de mulheres irá contar com militantes de todas as instâncias partidárias, além de integrantes do PT nacional e da presidência do PT-PE; O evento é aberto ao público.