terça-feira , 19 novembro 2019

Eleições internas

7° Congresso do PT PE elege nova direção e presidente estadual

O 7° Congresso Estadual – Lula Livre, do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, elegeu no último domingo, 20, a sua nova direção e o deputado Doriel Barros como presidente estadual do PT para um mandato de 4 anos. O encontro reuniu 309 delegados eleitos no último Processo de Eleição Direta (PED), realizado em setembro. Além de Doriel Barros, concorreram ao pleito o atual presidente do partido Glaucus Lima, Roberto Mardônio e José de Oliveira.

As candidaturas representaram as principais forças que compõem o PT no estado e também estiveram distribuídas em quatro chapas votadas no encontro. Conforme o resultado da votação nestas chapas, as lideranças petistas passarão a compor o novo quadro de dirigentes da executiva estadual e seu Diretório.

Entre as lideranças políticas do partido no estado, estiveram presentes o senador Humberto Costa, os deputados federais Marília Arraes e Carlos Veras, a bancada estadual do PT na Assembleia Legislativa do Estado(Alepe), composta  por Teresa Leitão, Dulcicleide Amorim e Doriel Barros, diversos vereadores e lideranças municipais.

A chapa 480 – Unidade na luta por Lula Livre obteve 197,  a 430 – Força Militante – Lula livre contabilizou 90 votos,  chapa 410  – Diálogo e Ação Petista, Avante Ao socialismo ficou com 10 votos e a chapa  400 – Resistência Socialista: desafios do Partido e da Esquerda no século XXI Marcos Lothar – Presente obteve 4. Os 62 membros do Diretório Estadual serão compostos proporcionalmente à votação de cada chapa e, assim como o novo presidente, assumem a partir de janeiro de 2020. O Partido agora segue para a etapa nacional do Congresso, que se realiza em novembro, em São Paulo.

Os debates do congresso e as propostas aprovadas definiram as diretrizes de atuação do PT de Pernambuco para os próximos anos. O documento final será publicado após a incorporação de emendas aprovadas durante o encontro que aconteceu no Recife Praia Hotel, Av. Boa Viagem, bairro do Pina, Recife.

Foto: Arthur Marrocos