terça-feira , 19 novembro 2019

Eleições internas

PT de Pernambuco realiza seu 7° Congresso – Lula livre

O Partido dos Trabalhadores em Pernambuco realiza seu 7° Congresso Estadual, com tema Lula Livre, neste domingo, 20, das 9h às18h, no Recife Praia Hotel, na. Av. Boa Viagem, bairro do  Pina, Recife. O encontro reunirá os 310 delegados, das várias regiões do estado, eleitos pelos filiados e filiadas no dia 8 de setembro, quando  6 chapas concorreram no Processo de Eleição Direta do partido (PED) para a escolha dos dirigentes municipais e a delegação para o congresso. No 7º Congresso, que conta com a participação das principais lideranças políticas do partido no estado, além de observadores e convidados, haverá eleição para a presidência e para a direção estadual do PT, composta por 62 membros, sendo 31 mulheres, 31 homens, com no mínimo 13 jovens, 13 negros e índios.

“O congresso é um momento extremamente importante para o partido porque irá discutir quais as políticas para combater o governo Bolsonaro e suas medidas que destroem os direitos da classe trabalhadora e ataca a soberania brasileira. É muito  importante pois iremos discutir a realidade estadual, fazendo análise de conjuntura tanto estadual quanto nacional, para que possamos formular ações e políticas para o próximo período, principalmente no que diz respeito às eleições de 2020 e 2022, já que nesse Congresso será eleita uma nova direção e um novo presidente para um mandato de 4 anos”, declara o presidente do PT Pernambuco, Glaucus Lima.  O dirigente destaca ainda que o encontro é uma relevante etapa do processo de eleição do partido, que começou com o PED e terminará com o congresso nacional em novembro, quando será eleita a direção nacional.

Tendo como tema principal a campanha Lula livre, o Congresso Estadual irá discutir propostas para atuação partidária para o próximo período,  com base na pauta do   7º Congresso Nacional, que acontece em novembro nos dias 22, 23 e 24, em São Paulo. Na ocasião, além de eleitas a direção nacional do PT, presidente ou presidenta nacional do partido, serão debatidas as seguintes pautas:

  1. a) A luta por um mundo sem exclusão, sem fome, sem desigualdade e sem guerras. A Política Internacional do PT;
  2. b) A alternativa democrática e popular para o Brasil. Programa, Estratégia, tática e alianças e
  3. c) A organização do PT como partido socialista democrático e de massas. Funcionamento Interno.

 

Foto: Debates nacionais do 7º congresso- Etapa Nordeste